sábado, 1 de dezembro de 2012

Reeleição de Barack Obama e relação com o Brasil

Foto: Site Em Tempo Online
       Barack Obama foi reeleito com cerca da metade dos votos dos eleitores americanos, passando por seu segundo mandato. Por ser um dos homens mais poderosos do mundo, sua vitória já era esperada pelos brasileiros. Inclusive a Presidente Dilma já tinha deixado claro sua preferência, num encontro com o presidente em Washington, em abril deste ano.
 
      A relação entre o Brasil e EUA está se adensando cada vez mais, não só relativo ao governo, mas também entre as empresas, organizações civil, cidadãos, turistas indo e vindo para os dois lados. Obama já é mais familiar ao governo brasileiro, e essa relação está ficando cada vez mais independente do governo, não importa quem esteja em Brasília ou em Washington. Um acontecimento muito importante durante o governo Obama foi o reconhecimento do Brasil como um parceiro global, essa parceria é um diferencial hoje na relação EUA-Brasil, pois se criaram entre as muitas diferenças essa confiança mútua. 

      Sendo hoje o segundo maior parceiro comercial do Brasil, os Estados Unidos vem sendo ultrapassado pela China nas importações e exportações do Brasil. Isso não muda nada entre o Brasil e EUA, pois a relação é na área econômica e comercial, e para isso não existe uma separação republicana e democrata. O fato de Barack Obama ser Democrata ajuda muito nessa relação entre os dois países.

      Em entrevista a TV Estadão, o professor de Relações Internacionais, da PUC-SP, Geraldo Zahran, fala um pouco sobre essa relação. Confira no link abaixo:
                                 http://www.youtube.com/watch?v=PzMd0vkcjzY





Fontes: Blog da Folha, Veja, O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário