sábado, 1 de dezembro de 2012

Aquecimento Global

       O aquecimento global é consequência das alterações do clima que vem ocorrendo no planeta. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, tendo aumento de temperatura entre 0,3 e 0,6ºC.
 
      As causas do aquecimento global estão relacionadas às atividades humanas, a queima de gases de combustíveis fósseis, como carvão mineral, gás natural e petróleo, produzem gases como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que guarda o calor procedente das radiações solares, causando o aumento da temperatura.
 
      O desmatamento e a queima de florestas também colaboram para o aquecimento do planeta. Os raios do Sol atingem o solo e emite calor na atmosfera, como esta camada está poluída, dificulta a dissipação do calor, o que resulta no aumento da temperatura.
 
      As consequências do aumento de temperatura são o degelo, que leva ao aumento do nível dos oceanos, podendo causar a submersão de várias cidades litorâneas. O crescimento e surgimento de desertos, devido ao desmatamento, levando ainda ao desequilíbrio de vários ecossistemas. O aumento de ciclones, furacões e tufões, devido ao aumento da temperatura, faz com que suceda maior evaporação das águas dos oceanos, aumentando a probabilidade destes tipos de catástrofes. E as ondas de calor, que tem provocado até a morte de crianças e idosos.
 
      De acordo com a Climate Analytics, da consultoria Ecofys e do Instituto Potsdam para Pesquisa do Impacto Climático, muitos governos não estão cumprindo seus compromissos de redução de emissão dos gases causadores do efeito estufa (dióxido de carbono, metano e óxido nitroso).
 
      O Brasil combate o desmatamento na Amazônia como estratégia para enfrentar o aquecimento global. Segundo o primeiro Inventário Brasileiro de Gases de Efeito Estufa (GEE), 75% das emissões vêm do desmatamento.
 
Foto: Site Oscip Elus

Foto: Site O Profeta




Fonte: O Globo, Blog Aquecimento Global, Veja, Brasil Escola, Sua Pesquisa, Brasil Gov, G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário